Alunos e palestrantes especialistas em radiologia se reúnem para debater sintomas, causa e tratamento de doenças como a gastrite, câncer do intestino grosso e úlcera
Paulo Machado
paulomachado963@gmail.com
Toda pessoa já sentiu algum mal-estar como azia, náusea, barriga inchada e vômito. Para o devido diagnóstico das doenças provocadoras desses sintomas, os profissionais da radiologia são indispensáveis ao atender pedidos de exames solicitados por médicos. No último dia 16, na região da Avenida Paulista, no Hotel Nobile Paulista Prime, a JRA Eventos e Marketing promoveu o 1° Simpósio de Doenças Gastrointestinais e Câncer Colorretal, tendo o mestrando e professor Francisco Almeida como mestre de cerimônia.
Para a viabilidade de uma meta, é necessário a atuação eficiente de uma equipe. “Nós atuamos na área de eventos há seis anos. Temos atuado muito juntos ao pessoal da área de radiologia e descobrimos a necessidade de uma profissionalização em alguns detalhes na formação do aluno. Foi nos solicitado desenvolver esses cursos e palestras visando esse aprimoramento. O nosso objetivo é ajudar esse profissional a se qualificar melhor, estar bem apresentado ao mercado de trabalho.” Relatou Daniel Silva, administrador da empresa promotora do evento.
Muitos estudantes de radiologia compareceram ao simpósio, entre eles, Felipe Prado Maciel: “O que agente percebe muito é o aprofundamento dos assuntos. Estudamos na escola coisas muito abrangentes e ao mesmo tempo. Em simpósios e palestras, é legal o aprofundamento das patologias, até mesmo para diagnosticar o paciente de forma correta.” Aos 27 anos de idade, o estudante se mostra entusiasmado na aprendizagem da profissão.Diversos profissionais que lidam eficientemente com a radiologia em São Paulo deram palestras durante o evento: Aimar Lopes, Carlos Silva, Elvio Pereti, Denise Almeida, Fernando Barbosa, Hamilta Oliveira, Priscilla Bello, Rafael Campos, Rogério Santos, Wellington Soares, Sidnei Silva, Tatiane Reis e Vilma Costa.
Ter a certeza da escolha do curso adequado, estudar e se atualizar é o que leva o aluno a virar referência na sua área profissional. Palestra e simpósio são oportunidades para se manter atualizado ao progresso da radiologia. Sidnei Silva, professor de radiologia e também cursa pós graduação em tomografia e ressonância, é enfático: “A importância de buscar esse tipo de evento, simpósio, é encontrar a educação continuada, além de fazer networking – conhecer outros palestrantes, pessoas da área e aumentando o seu fluxo de convívio com elas.”
O evento esclareceu aos participantes, com muitos detalhes, a eficiência da radiologia em obter imagens que definem com grande exatidão a existência de doenças como o câncer de intestino, gastrite e úlcera péptica. Os ensinamentos chegaram para a estudante e técnica em radiologia, Amanda Guedes Gimenes Dias, que afirma: “A importância, primeiramente, é o conhecimento que você adquire tanto para a vida profissional, quanto para você levar para as pessoas que você gosta.“ O simpósio também esclarece que a alimentação saudável e exercícios físicos evitam as doenças do intestino.