O universo da nutrição e seus benefícios são debatidos por profissionais e alunos; dieta, hábito alimentar e prevenção de doenças
Paulo Machado
Paulomachado963@gmail.com
O hábito inadequado da maioria dos brasileiros com a alimentação diária norteou o tema do simpósio Dia da saúde e nutrição: dietas e hábitos alimentares, promovido pela J R A Marketing e Eventos, no último 30 de março, no Hotel Nobile Downtown, em São Paulo. Em 1962, o curso de Nutrição foi oficialmente reconhecido no Brasil como de nível superior. Atualmente, há mais de 155 mil nutricionistas no País. Alguns nutricionistas transmitiram aos participantes conhecimentos relativos aos hábitos da alimentação adequada: Renata Cardoso, Bruno dos Santos Silva, Roselaine Santos, Fabiana de Souza Matias e Bruno Araújo.
A saúde depende da alimentação correta, do contrário, as doenças certamente aparecerão. Excesso de refrigerantes, comida enlatada, suco artificial e fast food são exemplos de alimentação que prejudica a vida saudável. Mesmo sabendo do mal causado ao corpo, as pessoas consomem esses produtos. Bruno Silva, bacharel em nutrição, com experiência em nutrição na prática esportiva, interpretação em exames laboratoriais e reeducação alimentar. Silva ministrou a palestra “O papel do nutricionista na alimentação das pessoas”. O profissional mencionou a história da profissão no Brasil até a atualidade. A memória alimentar da criança começa a se formar quando ela ainda é um feto na barriga da mãe. Bruno também falou em “Perigos da auto suplementação”.
“A importância de hábitos alimentares saudáveis” é o tema da palestra da nutricionista Renata Cardoso, onde recomenda que a alimentação saudável deve ser orientada e incentivada desde a infância. Quando criança é mais fácil implementar mudanças no hábito alimentar, já no adulto é mais difícil, ainda assim é possível, de forma moderada e aos poucos. Evitar o excesso de sal. A nutricionista também recomenda a importância de se ler o rótulo da embalagem dos alimentos antes e depois da compra: a data de validade, contato do fabricante, observar os ingredientes que compõem o produto, a quantidade de gordura total.
“Alimentos que ajudam no tratamento e prevenção de doenças” é a temática da palestra da nutricionista Fabiana Matias. “Mitos e verdades sobre dieta” é a palestra apresentada pela nutricionista Roselaine Santos.
O simpósio se encerrou com a palestra “Efeito sanfona” proferida pelo nutricionista Bruno Araújo. O simpósio teve seis horas de duração. O trabalho do nutricionista é importante em creches e escolas, restaurantes, na alimentação coletiva do trabalhador e também na nutrição clínica.