Tecnólogos em radiologia e alunos dessa área médica ampliam conhecimentos. Café da manhã e livros complementam o agradável curso
Paulo Machado
paulomachado963@gmail.com
SÃO PAULO – Diversos profissionais da radiologia médica proferem palestras para estudantes dessa área na capital paulista. A empresa JRA está sempre investindo em cursos e workshops, abordando a importância da radiologia médica. Livros de diversos autores pertinentes ao tema do evento são apresentados. O público é formado por estudantes de curso técnico, que procuram formas de se destacarem na profissão. Dessa vez, abordaram o câncer de próstata.
É o segundo câncer mais frequente em homens e pode aparecer após os 40 anos de idade. A partir dessa fase da vida, a próstata se dilata naturalmente, e, quando dificulta a passagem da urina, pode ser a indicação da patologia cancerígena. Para 2019, a estimativa é de que cerca de mais de 60 mil homens sejam afeados pelo câncer de próstata em todo o País. Em quase uma hora, o professor de radiologia, Sidnei Silva, ministrou a palestra “ Sintomas característicos de hiperplasia prostática”. Ouros profissionais que atuam na radiologia também repassaram conhecimentos.
A tecnóloga em radiologia Sara Santos Santana ministrou a palestra “Prevenção do câncer de próstata”. Gislaine Braga, também tecnóloga em radiologia, falou ao público sobre PSA X Exame de toque – quando realizar esses exames. Tatiana Lessa, tecnóloga em radiologia, palestrou sobre o tema “Avanços na radiologia para diagnóstico e tratamento do câncer de próstata”.
Profissionais da saúde são unânimes sobre a importância de se consultar um médico. Evitar fast food e comidas industrializadas. Praticar exercícios físicos também auxiliam na prevenção do câncer. Os principais sintomas dessa patologia é a dificuldade em urinar. Além de dor e sangue na urina. O câncer da próstata se desenvolve lentamente, portanto, ele tem grandes chances de sucesso no tratamento, quando diagnosticado no início. A prevenção é fundamental.