Paulo Machado
paulomachado963@gmail.com
Bastante prestigiado, o evento ocorreu com vários depoimentos e reflexões em torno da luta feminina na sociedade em busca de direitos e igualdade. Música, brindes e flores tornaram a solenidade agradável.
Público composto principalmente por profissionais que atuam na área da saúde, lota o auditório Professor Emílio Athiè, na Santa Casa de São Paulo. Um importante evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, na manhã de 8 de março. Alguns palestrantes colaboraram para celebrar a data: a gerente de nutrição da Santa Casa, Ana Lucia Torloni Gradinar, o jornalista Paulo Machado, a enfermeira Mariuza da Silva, o diretor presidente Carlos Augusto Meinberg e a deputada federal Renata Abreu, (PODE – SP).
“Quero agradecer o título de madrinha e acho que não é por acaso, porque em dezembro completei 30 anos de trabalho na Santa Casa. Desde a antiguidade as mulheres lutam para serem reconhecidas e terem seu direito respeitado. O dia 8 de março deve ser comemorado com muito orgulho, principalmente por representar os direitos conquistados com muita luta ao decorrer da história.” Proferiu a nutricionista Ana Gradinar.
Uma breve reflexão sobre a luta de mulheres na conquista pelos direitos básicos e igualdade foi o pronunciamento do jornalista Paulo Machado, que citou como exemplo a ex-presidente da República, Dilma Rousseff, a primeira mulher a conquistar o posto mais alto do Brasil, e mesmo assim enfrentou o machismo e muitos preconceitos.
Na sequência o jornalista convidou a enfermeira Mariuza à tribuna. A mulher que se dedica a cuidar da recuperação de doentes relatou com detalhes a sua trajetória de superação até chegar à estabilidade profissional.
O diretor presidente da Santa Casa, Meinberg, ressaltou que “vivemos uma readequação na Santa Casa para fazer uma instituição melhor e sustentável para mais 460 anos.” Na sequência, passou a palavra à deputada Renata Abreu.
Bastante entusiasmada e carismática, a advogada e parlamentar atuante na Câmara Federal se pronunciou em torno do tema “Mulher empoderada na era digital”. Abreu é a presidente nacional do partido político PODEMOS. A parlamentar enfatizou a sua atuação na casa do poder em Brasília, especialmente as questões envolvendo os direitos e a evolução da mulher na sociedade. A celebração do evento foi complementada com apresentação musical, sorteio de brindes, exibição de vídeo especial sobre as mulheres que trabalham na Santa Casa. Ao final do evento, belas flores ofertadas a diversas participantes e homenageadas.