Notícias

SEGURANÇA DAS RADIAÇÕES IONIZANTES GERA DEBATE EM SIMPÓSIO

Professores, estudantes, tecnólogos e advogados debatem sobre a segurança na radiologia, além dos direitos e deveres. Café da manhã e livros alegraram o evento

Paulo Machado
Paulomachado963@gmail.com

Palestra sobre o Direito na radiologia

Durante oito horas, professores e alunos debatem sobre as técnicas de segurança das radiações ionizantes na área médica. No sábado, 27 de abril, a J R A Marketing e Eventos reuniu em São Paulo um público para o 1° Simpósio de Biossegurança aplicada à Radiologia.

Professora Denise Almeida e o cerimonialista Francisco Ramos

O cerimonialista Francisco Almeida apresentou os palestrantes do simpósio. Os tecnólogos em radiologia: Denise Almeida, Fernando Dias Barbosa, José Anderson Ferreira de Lima, Nilton José Flores, Rafael Campos e Sidnei de Souza Silva. A bióloga Priscilla Bello, a física e professora Hamilta de Oliveira Santos, além dos advogados Fabio Barreiras Rodrigues e Luiz Fidelis Barreira Junior.

Eduardo Barbosa – estudante de radiologia, numa entrevista ao reporter Paulo Machado

O simpósio atrai o público da área radiológica. Com entusiasmo, o estudante Eduardo Almeida Vieira Barbosa, 28 anos de idade e representante de sala de aula, diz o que é necessário para se destacar nessa profissão: “Temos que fazer uma pós-graduação, e também participar de palestras e simpósios pra gente ter um conhecimento maior na área e uma atualização melhor.”

Livros e café da manhã no evento

Por volta das 10 horas, a equipe organizadora do evento ofereceu café da manhã. Diversos livros técnicos de radiologia foram adquiridos pelo público.

O advogado Sebastião Messias, numa entrevista ao reporter Paulo Machado

O advogado e contador Sebastião Messias, participou do simpósio, motivado pelo fato de trabalhar com a defesa dos profissionais dessa área médica: “Temos muitos clientes que atuam em clínicas e hospitais; técnicos de radiologia. Nós entendemos que também estão expostos, tendo em vista que se as barreiras e os equipamentos de proteção coletivos não forem instalados da maneira correta, qualquer outro profissional que atue nesse ambiente também estaria exposto. Então haveria a necessidade de indenização por insalubridade ou não. Algumas vezes somos contratados para fazer a defesa do trabalhador, outras vezes somos contratados também para fazer a defesa do empregador, a empresa que emprega aquela pessoa.”

Como profissional que atua na área do Direito, Messias está tentando entender adequadamente como funciona os procedimentos adequados na profissão dos clientes dele. Estabelecido como norma de segurança primordial, é obrigatório, por exemplo, o uso adequado de equipamentos como óculos, avental de chumbo, entre outros, durante o trabalho que envolve equipamentos de radiologia.

Equipe organizadora do evento – Professora Hamilta Oliveira, Phillip Dmitruk, Francisco Ramos e Rafael Campos.
O advogado Fabio Barreira e o físico Phillip Dmitruk
Público do evento – estudantes de radiologia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *